top of page
a-luta-das-auras-logo-2-1.png

O FILME

A LUTA DAS AURAS

“A Luta das Auras” é um documentário da diretora Marina Araújo em parceria com o Espaço e Movimento Aura da Luta, situado na comunidade Dandara, cujas personagens protagonistas são, em sua maioria, mulheres negras, mães, trabalhadoras autônomas e donas de casa. Suas histórias, apesar de distintas, convergem em um ponto comum: na violência cotidiana a que são submetidas, justamente, por serem o que são – mulheres negras, periféricas, mães e moradoras de uma ocupação urbana. Por meio do registro de narrativas individuais, das rodas de conversa, das ações para distribuição de cestas básicas na comunidade Dandara e dos mutirões de construção civil, o documentário revela a luta travada cotidianamente por essas mulheres e as formas pelas quais elas se acolhem e se protegem contra uma sociedade extremamente violenta.

O Filme
Os Fatos

OS FATOS

O ESPAÇO E MOVIMENTO AURA DA LUTA E O FILME "A LUTA DAS AURAS"

"A Luta das Auras" é um documentário que possui como protagonistas mulheres, em sua maioria, moradoras da Comunidade Dandara, Bairro Trevo, periferia de Belo Horizonte/MG. Em seu enredo, aborda-se a luta dessas mulheres contra os diversos tipos de violência a que são submetidas cotidianamente, sejam elas física, psicológica ou sociais/estruturais, por meio de um coletivo por elas criado: a Aura da Luta.

O coletivo Aura da Luta foi idealizado em 2016 e fundado em 2018 por Luhh Dandara com o objetivo de ser um projeto de atuação de mulheres periféricas junto a outras mulheres periféricas, em sua maioria, negras. O propósito desse coletivo é criar e manter uma rede de cuidado formada por mulheres de luta, dar origem a um movimento de defesa, acolhimento, apoio, auxílio e amparo a todas as mulheres que já foram ou que são violentadas de alguma maneira.

A Aura da Luta é um projeto extenso, que visa e necessita agregar mulheres de todas as áreas de conhecimento e atuação, com experiências distintas e particulares, para que assim possam ter condições de criar acolhimentos e assistências concretas, integrais e funcionais a todas as mulheres vulneráveis ou que precisarem de apoio. Oferece assessorias, educação financeira, oficinas de construção civil, além de atendimento psicológico e de serviço social para mulheres da Comunidade Dandara e bairros vizinhos (Trevo, Xangrilá, Nova Pampulha, Aglomerado Vila Bispo de Maura). Atualmente funcionando na garagem da casa da fundadora, Luhh Dandara, o Espaço e Movimento Aura da Luta recebe ações voltadas para as mulheres da Comunidade, como reuniões, rodas de conversa, palestras e outras atividades.

Propor um documentário que aborde o Espaço e Movimento Aura da Luta e, por meio dele, a história de várias mulheres marcadas por históricos de violências diversas, contribui para a luta feminista na busca de equidade e no combate ao machismo e à misoginia.

bottom of page